Aulas particulares

Blog Image: Jiu Jitsu - Aulas Particulares - Pratique Saúde
Quer começar a treinar?
Agende uma Aula Experimental GRÁTIS
metodologia 1

Confira a metodologia de JIU JITSU usada na nossa escola em Ribeirão Preto

Aqui na cidade de Ribeirão Preto, as nossas aulas particulares de jiu jitsu contam com uma metodologia própria no processo de ensino-aprendizagem. Para que você obtenha o melhor resultado do tempo que irá aplica, temos uma metodologia que otimiza seu aprendizado.

Você pode conferir a base do currículo que irá aprender no nosso Ebook “Guia do Iniciante no Jiu Jitsu: Como acelerar seu aprendizado e sobreviver à faixa branca.”
enter image description here

No Ebook trato principalmente dos aspectos técnicos e comportamentais necessários ao seu sucesso.

Voltando o foco para a nossa metodologia, com relação à sistemática utilizada no decorrer do processo temos que, nas aulas, separo os estudantes em três grandes grupos, que são:

  1. Iniciante
  2. Intermediário
  3. Avançado

Com relação à esses grupos temos que:

A faixa branca engloba dois níveis:

  • Iniciante
  • Intermediário

E o nível avançado contém 4 faixas:

Avançado:

  • Faixa Azul
  • Faixa Roxa
  • Faixa Marrom
  • Faixa Preta

Como Assim? Vou explicar melhor abaixo.

Faixa branca

Aqui na faixa branca há dois níveis:

  • Iniciante
  • Intermediário

Mas por quê isso?

Isso se deve ao fato de que na faixa branca você deve ter a sua base bem estabelecida, como explicado no ebook (não leu ainda? corre lá e dá uma olhada).

Bom, vou explicar melhor isso agora. Vamos ao nível Iniciante

Iniciante:

É um modulo de ensino voltado para o iniciante, com ênfase nos fundamentos e princípios do jiu jitsu. Isto será realizado em um ambiente seguro e confortável, no qual você não terá que lutar nem disputar com ninguém.

Ah, mas se eu for lá vou apanhar.
Na verdade, não. Uma analogia que gosto de usar é do xadrez.:

Se eu colocasse você para lutar no início seria o mesmo que eu te colocasse em uma partida de xadrez apenas com peões contra um oponente com todas as peças.

Por isso, não faz sentido você começar a lutar e disputar desde o início e é o que faço. Você irá precisar exercitar sua paciência e humildade, para aprender a técnica da melhor maneira possível, livre de vícios.

Portanto, nessa fase, o foco não é na disputa, mas na aprendizagem. O estudante poderá se concentrar principalmente nas técnicas e conceitos desenvolvidos pelo professor. Assim, irá aprender um pouco de cada posicionamento e preparar o corpo para quando for a hora de começar as disputas.

Utilizando movimentos de defesa pessoal, iniciação a componentes táticos e combinações, o nível Iniciante é dinâmico e de muito aprendizado. O estudante permanecerá por 60 aulas neste nível, para então prosseguir ao nível Intermediário com 2 graus na faixa branca.

Intermediário:

Tendo finalizado e aprendido as técnicas do nível iniciante e possuindo uma compreensão da dinâmica da lutae suas implicações, o estudante ingressa no nível Intermediário.

Aqui, começará a aprofundar os conhecimentos técnicos e a realizar treinos de disputas em ambientes controlados, em situações específicas de luta (treinos parciais) e, finalmente, os treinos livres, ainda controlados, mas já com mais graus de liberdade, os rolas.

Nessa fase os estudantes ficam mais preocupados com os fatores extra-tatame, para que tenham mais saúde e melhora no desempenho e performance nas aulas.

Os estudantes permanecem neste nível até a faixa azul, possuindo aqui um conhecimento do que é jiu jitsu e de suas variáveis, estando apto a iniciar o nível avançado.

Exame de Faixa

Para estar apto à realização do exame para a faixa azul serão necessárias 150 presenças.

Avançado:

Neste ponto você já estará (ou está) apto a fazer os rolas completos e pronto para passar para o próximo nível. Isso quer dizer também que irá aprender técnicas mais sofisticadas e complexas, terá acesso a mais táticas e seu nível técnico permitirá o uso de estratégias mais avançadas.

Aqui começa a verdadeira diversão. Se você já chegou até aqui, sabe do que estou falando. Você vai perceber as inúmeras possibilidades que o jiu jitsu te oferece e vai perceber como foi capaz de realizar coisas que nem imaginava.

Terá adquirido novos hábitos, mais eficazes, e abandonado antigos hábitos destrutivos. Começará a prestar atenção à sua dieta e a seu preparo físico e sua paciência estará em outro nível.

E não é só isso: Daqui em diante será difícil você parar de treinar, você será um jiu jiteiro e estará vivendo um novo estilo de vida. Esta filosofia é o que o jiu jitsu brasileiro nos proporciona, o jiu jitsu life style, não apenas na academia, mas fora dela também.

Isto é o que a arte marcial representa na nossa vida. Mais do que uma luta ou uma defesa pessoal, uma filosofia. Você será um lutador, o kimono de jiu jitsu será a sua armadurá e o tatame será um espaço sagrado.

Não será mais aquela pessoa tímida que chegou nos tatames no primeiro dia, mas alguém que é capaz de superar desafios e conta com amigos que irão te apoiar nessa jornada.

O que você irá aprender nas outras faixas?
Confira na nossa apostila clicando aqui.

Ebook Gratuito: Guia do Iniciante no Jiu Jitsu

BAixar Ebook - Guia do Iniciante no jiu jitsu

Preencha seu email para fazer o download do ebook

Quer começar a treinar?
Agende uma Aula Experimental GRÁTIS
2

E aí, o que achou?

Agendou a sua aula experimental?
Baixou o seu Ebook?

Curta, compartilhe, marque um amigo e vá correndo para a academia treinar!!


Em nossa academia, na cidade de Ribeirão Preto, damos importância para o jiu-jitsu por completo: você deve aprender o jiu-jitsu esportivo, a defesa pessoal, as quedas e a filosofia da arte marcial.

Essa é nossa visão na Arte Suave!

OSS

Áquila Lanza “Amarelo”

Amarelo e Cipó Jiu Jitsu - Ribeirão Preto

Jiu Jitsu Ribeirão